Boletim Coronavírus

Publicado em 17/03/2020

INFORMATIVO REFERENTE AO COVID-19

O Prefeito Municipal de Santa Tereza GILNEI FIOR, CONSIDERANDO os avanços da pandemia do COVID-19 (Coronavírus) e os recentes protocolos emitidos pela Organização Mundial de Saúde, pelo Ministério da Saúde, pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo Comitê Municipal de Atenção ao Coronavírus (COVID-19), criado pela Portaria Municipal nº. 4.821/2020 e Decreto Municipal n° 1.184/2020 e a responsabilidade do Município em resguardar a saúde de toda a população que acessa os inúmeros serviços e eventos disponibilizados no Município e o compromisso em evitar e não contribuir com qualquer forma para propagação da infecção e transmissão local da doença;

Comunica que ficam suspensas, podendo ser prorrogáveis por nova norma municipal, de acordo com nova avaliação do comitê municipal de atenção ao Coronavírus (COVID-19), as seguintes atividades:

– todas as atividades escolares da rede de ensino municipal compreendendo a Educação Infantil, Anos Iniciais e Cursos ofertados pelo município, a partir do dia 19 de março de 2020 até 05 de abril de 2020, retornando suas atividades no dia 06 de abril de 2020.

– Fica suspenso parcialmente o transporte de pacientes para outros municípios, para a realização de consultas e procedimentos eletivos, devendo se realizar o transporte somente em casos de urgência e emergência, que serão determinados pela equipe médica habilitada da UBS. Eventuais exceções à regra de que trata este artigo deverão ser avaliadas e autorizadas pelo Prefeito Municipal e/ou Secretário Municipal de Saúde.

Instituiu-se, no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, uma equipe médica ou de enfermagem especial, para atendimento a domicílios, a fim de se evitar o deslocamento da população à Unidade Básica de Saúde.

Qualquer munícipe que apresentar um ou mais dos seguintes sintomas de contaminação – apresentação de febre, tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal e dispneia – devem entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde pelo telefone 054-3456-1306 e no horário de não funcionamento da UBS, pelo telefone do plantão 054-99625-7747.

Para fins de atendimento às solicitações de visita médica, será realizado um questionário por telefone, pelos números citados acima, entre munícipe e equipe médica ou enfermagem, que em caso de necessidade, dentro dos critérios preconizados pelo Ministério da Saúde para o COVID-19, a equipe de deslocará até a residência do munícipe.

Fica Recomendado também:

Adiamento, suspensão ou cancelamento de eventos realizados com grande aglomeração de pessoas, incluindo bailes, festas comunitárias, bingos, missa, cultos, celebrações e demais eventos sociais em todo território municipal.

– Que as tradições fúnebres como cerimônia de despedida (velórios e funerais), sejam realizados em locais com grande ventilação, adotando as medidas de assepsia, evitando-se grandes aglomerações.

– A disponibilização de álcool gel a 70%, em locais acessíveis e visíveis ao público, em todos os estabelecimentos comerciais, industrias, bem como a adoção de medidas de higienização e assepsia, fixando também mensagem sobre os cuidados de prevenção sobre o Corona vírus(COVID-19).

– Aos moradores e estudantes que permaneçam em casa, evitando aglomerações (festas, cinema, locais com fila, ida a shopping ou praças, entre outros locais que envolvam aglomerações), pois trata-se de um período de isolamento social e não de férias.

- Evitar abraços, beijos e apertos de mão, rodas de chimarrão, a fim de diminuir as possibilidades de circulação do vírus.

– Redobrar os cuidados com higiene pessoal e do ambiente. Lave as mãos regularmente com água e sabão ou higienize-as com álcool gel 70%. Manter as superfícies, especialmente banheiros, limpos, usando água sanitária e arejar os ambientes (manter janelas abertas).

A Unidade Básica de Saúde continua com o atendimento normal, e em caso de dúvidas entrar em contato pelos telefones (54) 3456-1306 ou pelo telefone do plantão (54) 99625-7747.

A íntegra do Decreto n° 1.184/2020 está disponível no site do Município: www.santatereza.rs.gov.br e em todas as Secretarias Municipais.