• <
Informações Coronavírus
Concurso Fotográfico
 
 
TURISMO - A Cidade
 
 
A cidade Patrimônio Mapa de localização Serviços
 
História Economia e Indicadores Leis do Turismo
 

Santa Tereza foi assim denominada pelo Padre Don Giosue Bardin, que teria acrescentado o “Santa”, fazendo referência ao engenheiro Joaquim Rodrigues Antunes, funcionário agrimensor e traçador dos lotes coloniais da Intendência de Montenegro que, em 1885, teria homenageado a própria esposa.

Este registro, realizado no livro Tombo da Paróquia, foi efetuado após a proclamação da República, quando ainda se faziam sentir os horrores da Revolução Federalista de 1893/1895. Certamente a Teresa à qual o engenheiro se referia, era a esposa do Imperador Don Pedro II que, para os chefes republicanos, seria conveniente omitir.

O batismo das localidades durante o império seguia a lógica de atribuir locais importantes, sempre e, primeiro, as autoridades máximas da família imperial, assim sendo: Colônia Dona Isabel (em homenagem à filha do imperador), Colônia Conde D’Eu (genro do imperador), Linha Leopoldina (a mãe do imperador e também das duas princesas, Isabel Cristina Leopoldina e Leopoldina Teresa) e, desta maneira, também a imperatriz e esposa do imperador.

CLIQUE AQUI E VEJA A HISTÓRIA COMPLETA

 

 
 
ACESSE
CÂMARA DE VEREADORES
ACESSE
PREFEITURA TRANSPARENTE
SERVIÇO DE
INFORMAÇÃO AO CIDADÃO
 
 
 
Av. Itália - 474, Centro - Santa Tereza
CEP: 95715 - 000 - RS - Brasil
Tel: (54) 3456 1033
atendimento@santatereza.rs.gov.br
 
 
Cidadão, este é o seu site, por isso, se você tiver sugestões ou comentários sobre como podemos melhorá-lo para você, por favor, avise-nos! Faremos o melhor para atendê-lo.
 
© 2012 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Santa Tereza.
O conteúdo deste site não pode ser publicado, reescrito ou redestribuído sem prévia autorização.