Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Ctrl + 1 (menu)   Ctrl + 2 (conteúdo)   Ctrl+ 3 (busca)   Ctrl + 4 (mapa)   Ctrl + 0 (acessibilidade)
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Contraste
×
A Cidade

A Cidade

Santa Tereza foi assim denominada pelo Padre Don Giosue Bardin, que teria acrescentado o “Santa”, fazendo referência ao engenheiro Joaquim Rodrigues Antunes, funcionário agrimensor e traçador dos lotes coloniais da Intendência de Montenegro que, em 1885, teria homenageado a própria esposa.

Este registro, realizado no livro Tombo da Paróquia, foi efetuado após a proclamação da República, quando ainda se faziam sentir os horrores da Revolução Federalista de 1893/1895. Certamente a Teresa à qual o engenheiro se referia, era a esposa do Imperador Don Pedro II que, para os chefes republicanos, seria conveniente omitir.

O batismo das localidades durante o império seguia a lógica de atribuir locais importantes, sempre e, primeiro, as autoridades máximas da família imperial, assim sendo: Colônia Dona Isabel (em homenagem à filha do imperador), Colônia Conde D’Eu (genro do imperador), Linha Leopoldina (a mãe do imperador e também das duas princesas, Isabel Cristina Leopoldina e Leopoldina Teresa) e, desta maneira, também a imperatriz e esposa do imperador.
Santa Tereza baseia-se economicamente na agricultura, com destaque no cultivo das parreiras, hortifrutigranjeiros, na criação de suínos, móveis para exportação, metalurgia, plásticos, agroindústrias e artesanato.

O solo do Vale do Taquari é considerado um dos mais férteis do mundo, propício para o cultivo da cana-de-açúcar, com o qual é elaborada a cachaça desde os primórdios de sua ocupação.

A terra cultivada com amor devolve com generosidade, assim as videiras produzem o fruto para elaboração de vinhos finos.

O turista pode usufruir da hospitalidade dos empreendimentos, visitação, degustação e varejo.



Monitoramento Rio Taquari

SMAD - Sistema de Monitoramento e Alerta de Desastres

LicitaCon

No sistema estadual do Licitacon é possível consultar a relação de contratos e processos licitatórios do município.