Município oferece 221 tipos de exames laboratoriais custeados com recursos próprios
Fonte:
M. Rachele Comunicação
Data de publicação:
24 de setembro de 2025
Créditos:
Jornalista Mônica Rachele - MTB 9791
A saúde preventiva tem recebido atenção especial em Santa Tereza. Embora a cota repassada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) seja de apenas cerca de 20 tipos de exames laboratoriais, o Município oferece atualmente 221 modalidades diferentes, contemplando uma ampla gama de necessidades da população.
A média mensal é de aproximadamente 1.200 exames realizados, o que representa cerca de 12 procedimentos por paciente. Para ter acesso, o munícipe deve passar por consulta com o clínico geral ou especialistas, que emitem o pedido. Nos casos de urgência, a autorização é liberada no mesmo dia; em situações eletivas, o prazo médio de autorização é de 15 dias.
O Município mantém convênio com o Laboratório Casagrande. As coletas são realizadas em Santa Tereza sempre às terças e sextas-feiras. Os pacientes também têm a possibilidade de realizar os exames em unidades do laboratório em Bento Gonçalves e Garibaldi, ampliando a facilidade de acesso.
“Investir em saúde é investir na vida das pessoas e quando os exames são realizados de forma controlada, vêm ao encontro da prevenção, que é sempre melhor do que nos depararmos com os problemas. Somos incansáveis nas melhorias em todas as áreas, mas quando se trata de saúde, dentro de uma responsabilidade orçamentária, é claro, a gente não economiza”, ressalta a prefeita Gisele Caumo.
Consulte a relação de inscritos em Dívida Ativa na Receita do Estado do Rio Grande do Sul.
Informações sobre as sessões plenárias e trabalhos realizados pelo legislativo municipal de Santa Tereza.