Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Ctrl + 1 (menu)   Ctrl + 2 (conteúdo)   Ctrl+ 3 (busca)   Ctrl + 4 (mapa)   Ctrl + 0 (acessibilidade)
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Contraste
×
Turismo

Casa Prezzi

Área: Casas

Concluída em 1905 pelos irmãos Giovanni Battista Vigilio Franceschini, nascido em 29.12.1857 e Giovanni Andrea Franceschini, em 29.08.1856, oriundos de Povo, Trento. A edificação principal possui três pavimentos: porão semienterrado, pavimento térreo e superior. Com volume de base retangular, sua fachada principal tem composição clássica fazendo referência à arquitetura palladiana.

Além do túnel, uma particular característica deste prédio foi a existência de um terraço impermeabilizado e construído com tijolos em que a platibanda servia como guarda-corpo. Neste terraço aos finais de tarde e finais de semana a família e amigos se reuniam para o lazer e ensaios de música.

Na década de 1930,  a casa de comércio passou a operar com a denominação de Roberto Prezzi e Filhos.  Roberto Prezzi e Guerina Franceschini adquiriram a propriedade e o comércio por 17.300 contos de réis. Hermindo e Oscar Natal deram continuidade aos negócios do avô. O lote 29 possui área total de 4.500m2 e era constituído por mais duas casas, o número cívico 427, a primeira residência que data de 1885 e, aos fundos, a casa de madeira de dois pavimentos, onde funciona a empresa de Correios, além de um estábulo, que foi transformado em garagem. O casal Oscar Natal e Geltrudes Magdalena Brun permanecem vivos na memória afetiva dos moradores. Lote 29 norte.

Autor do texto: Professor Cesar Augusto Prezzi


Lista de Inscritos em Dívida Ativa

Consulte a relação de inscritos em Dívida Ativa na Receita do Estado do Rio Grande do Sul.

Concurso Fotográfico

Participe do concurso fotográfico que vai premiar as melhores fotos de divulgação do município de Santa Tereza.