Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Ctrl + 1 (menu)   Ctrl + 2 (conteúdo)   Ctrl+ 3 (busca)   Ctrl + 4 (mapa)   Ctrl + 0 (acessibilidade)
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Contraste
×
Turismo

Campanário Neogótico Veneziano

Área: Igrejas

A primeira capela de madeira foi construída em 1886, benta pelo reverendo Padre Augusto Finotti. A Igreja Matriz seria benta no ano de 1902, com a licença do Bispo Dom Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão, pelo reverendo Bruno “cappuccino”, assistido pelo pároco Giousue Bardin e pelo polaco Onorato “cappuccino”. 

O campanário foi projetado por Massimiliano Cremonese em meados de 1927, a convite do padre José Ferlin que deu início à construção no dia 10 de outubro de 1928. Trabalharam decisivamente na obra Alexandre Brunello, Napoleone De Biasi e os irmãos Quintiliano, Marino e Pedro Eugênio Basso.  Quando a obra contava com aproximadamente 20 metros de altura precisou ser interrompida por falta de recursos e só em meados de 1932, o então pároco da época, Egídio Zamboni, resolveu percorrer a comunidade em busca de recursos financeiros para concluí-la, em 1934. O “campanille” em estilo neogótico Veneziano é praticamente uma réplica da torre de Fagaré della Bataglia, que fica no município de San Biagio di Callalta, Província de Treviso, Itália.

Lamentavelmente, a antiga igreja em estilo neorromânico acabou sendo demolida em 1966, seguindo o modernismo ditado pela construção de Brasília, dando lugar ao prédio atual.

Autor do texto: Professor Cesar Augusto Prezzi


Serviço de Informações ao Cidadão

Espaço destinado à solicitação de informações sobre contas públicas do município.

Lista de Inscritos em Dívida Ativa

Consulte a relação de inscritos em Dívida Ativa na Receita do Estado do Rio Grande do Sul.