Primeira Escola e Casa do Professor Montanari

Área: Construções

Construída em 1898 em um terreno de esquina, com alvenaria de tijolos feitos manualmente e porão de pedras coletadas nas imediações. Foi a primeira Escola de Santa Tereza e também a residência do professor Felice Battista Montanari, nascido aos 14.10.1860 em Gualtieri, Provincia di Reggio nell’Emilia, Itália. Veio para o Brasil em 1887 com a esposa e filhos, estabelecendo-se inicialmente no lote 136 da Linha Leopoldina. Por volta de 1896 mudou-se para Santa Tereza onde exerceu a atividade de professor, representante de banco e dos Correios. Foi correspondente do Jornal Il Corriere D’Italia de Bento Gonçalves, quando realizou relatos precisos e surpreendentes do cotidiano da Vila nas primeiras décadas do século XX, além de ensinar a língua italiana. Após o fechamento da escola, em 1927, a casa foi transformada em agência do Banco Nacional do Comércio. Casado duas vezes, teve 12 filhos com Maria Rosa Anunziata e, em segunda núpcias, com Maria Botta. Em 1934 transferiu-se para Serafina Corrêa e seu neto, Sr. Amantino Lucindo Montanari, foi o primeiro prefeito daquele município criado em 22.07.1960. Conhecido também como “Félix” Montanari, foi um homem idealista, convicto de suas ideias, disseminou valores e viveu intensamente a sua época. Lote 38 norte.

Autor do texto: Professor Cesar Augusto Prezzi

Concurso Fotográfico

Participe do concurso fotográfico que vai premiar as melhores fotos de divulgação do município de Santa Tereza.

Serviço de Informações ao Cidadão

Espaço destinado à solicitação de informações sobre contas públicas do município.