Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Ctrl + 1 (menu)   Ctrl + 2 (conteúdo)   Ctrl+ 3 (busca)   Ctrl + 4 (mapa)   Ctrl + 0 (acessibilidade)
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Contraste
×
Turismo

Casa Piccinini/Antigo Hospital

Área: Casas

As estradas precárias e a distância até Bento Gonçalves, além da necessidade de atender a população na área da saúde, fizeram surgir na comunidade a ideia da construção de um hospital. Formou-se, então, em 1922, uma sociedade entre vários moradores do distrito, tendo como primeiro presidente o Padre José Ferlin. Por ser necessário um grande capital para construção e aquisição do mobiliário, a sociedade fez um empréstimo com a firma Amadeo Piccinini & Cia Ltda.

Construído pelo italiano Massimiliano Cremonese, possuía 15 leitos. A demanda por atendimento médico era grande e por muitas vezes alojavam doentes em casas vizinhas. Eram realizadas, no local, cirurgias e inúmeros procedimentos médicos de grande complexidade.

O prédio passou a pertencer a Amadeo Piccinini como forma de pagamento de uma dívida da Sociedade Hospitalar. Permanece como residência da família dos descendentes de Gioielle Piccinini, natural de Lavarone na Província de Trento, Itália.

Após o fechamento do Hospital, o Sr.  Victor Hugo Piccinini manteve em funcionamento a Farmácia que foi de enorme importância para toda a região. Além de alfaiate, farmacêutico, foi também Subprefeito do Distrito de Santa Tereza entre 1973/76. Lote  18 norte.

Autor do texto: Professor Cesar Augusto Prezzi


Concurso Fotográfico

Participe do concurso fotográfico que vai premiar as melhores fotos de divulgação do município de Santa Tereza.

Lista de Inscritos em Dívida Ativa

Consulte a relação de inscritos em Dívida Ativa na Receita do Estado do Rio Grande do Sul.