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Notícias

Passados dois anos de enchente histórica, famílias seguem no aguardo da entrega das casas

Fonte: M. Rachele Comunicação
Data de publicação: 8 de setembro de 2025
Créditos: Jornalista Mônica Rachele - MTB 9791


No último dia 4 de setembro, Santa Tereza relembrou os dois anos da maior tragédia de sua história: a enchente que destruiu casas, comércios e deixou marcas profundas na vida da comunidade. Embora muito já tenha sido feito visando a reconstrução e a devolução da dignidade à comunidade santa-terezense, como estradas, pontes, praças, contenções e outras obras de grande importância, entre os trabalhos pendentes de solução está a entrega das 24 moradias destinadas às famílias que perderam suas residências ou foram retiradas de áreas de risco.

A prefeita Gisele Caumo destaca que a responsabilidade pela execução das obras, que têm um custo aproximado de R$ 3,1 milhões, é do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Habitação (SEHAB), que realizou a licitação para contratação da empresa que seria responsável pelas edificações. “O Município não possui vínculo contratual com tal empresa, sequer é responsável pela fiscalização, mas, mesmo assim, está presente diariamente com nosso fiscal, apontando falhas e acompanhando cada etapa, para termos argumentos e condições de cobrar soluções”, afirma.

Segundo Gisele, a empresa vencedora do certame apresentou dificuldades técnicas e financeiras, o que tem comprometido o andamento dos trabalhos. “Problemas simples, como acabamento de paredes, chegaram a paralisar os trabalhos em diversos momentos. Além disso, a troca constante de equipes e rumores de atrasos nos pagamentos dos funcionários por parte da empresa contribui sobremaneira com os atrasos”, ressalta.

 

Infraestrutura

O Município cumpriu integralmente as responsabilidades que lhe cabiam: realizou a terraplanagem dos terrenos e concluiu a infraestrutura básica. Além disso, firmou convênio com o Estado para a construção dos muros de contenção e do sistema de drenagem, o que soma um custo aproximado de R$ 3,3 milhões.

A Ordem de Início dos trabalhos de infraestrutura complementar foi dada em junho de 2025, porém, as obras não iniciaram de imediato devido a questões relacionadas à logística com a empresa responsável pela construção das casas. Tão logo começaram, a empresa responsável pelas contenções trabalha de forma contínua, inclusive em dias de chuva, garantindo o andamento do cronograma firmado.

Uma nova reunião está marcada para esta quarta-feira, 10 de setembro, com a presença do secretário estadual de Habitação, Carlos Gomes, representantes da empresa executora, do município e das famílias. “A expectativa é que seja apresentado um cronograma atualizado e realista para a conclusão e entrega das casas. Nosso maior compromisso é devolver dignidade a essas famílias, que perderam não apenas seus lares, mas também parte de sua história. Avançamos em muitas áreas de reconstrução no município, mas é fundamental que essa obra seja finalmente concluída”, reforça a Prefeita.


Câmara de Vereadores

Informações sobre as sessões plenárias e trabalhos realizados pelo legislativo municipal de Santa Tereza.