XVII ECAST supera todas as expectativas e recebe cerca de 300 veículos
Fonte:
M. Rachele Comunicação
Data de publicação:
14 de setembro de 2025
Fotos:
Mônica Rachele
Créditos:
Jornalista Mônica Rachele - MTB 9791
O XVII Encontro de Carros Antigos de Santa Tereza (ECAST) entrou para a história neste domingo ao reunir cerca de 300 veículos, número recorde desde a primeira edição. O evento, realizado no entorno da Praça Massimiliano Cremonese, atraiu colecionadores, turistas e moradores, extrapolando o espaço inicialmente planejado para a exposição.
Mesmo com a instabilidade climática registrada no final da manhã, logo após o meio-dia o tempo se abriu, garantindo a presença de um grande público que circulou pelo centro da cidade ao longo de todo o dia.
Além da mostra de carros antigos, que foi a grande atração, o evento ofereceu uma experiência completa aos visitantes, com gastronomia local, vinícolas, cachaçaria, artesanato, brinquedos infláveis e shows musicais. As apresentações das bandas Big Voice, Overbox e The Madalena animaram o público, em meio ao clima de hospitalidade característico do povo santa-terezense e às exuberantes paisagens do Vale do Taquari.
A prefeita Gisele Caumo destacou a importância do encontro para a cidade. “Está evidenciada que esta é mais uma grande marca para Santa Tereza. O ECAST é, sim, um evento consolidado, mas o recorde de participações desta edição nos dá a certeza de que precisamos repensar vários pontos e oferecer uma estrutura ainda mais completa para todos estes expositores e apreciadores dos carros antigos que nos visitam por ocasião deste encontro”, destaca.
O evento contou com a presença de grupos tradicionais e de novos participantes, ampliando ainda mais sua relevância regional.
Conforme Alexandre Lanzarin, do Veteran Car Club de Nova Prata, que reuniu um grupo de amigos para participar do ECAST pela pela primeira vez, xxx. “Viemos em 2017 para passear e achamos o evento muito bacana. Este ano resolvemos trazer a família para conhecer esta cidade acolhedora. São seis carros e 14 amigos, que ficaram encantados e virão outras vezes. Não parece que Santa Tereza passou por tudo o que vimos pela imprensa. O Poder Público e a comunidade estão de parabéns, pois o trabalho foi árduo, mas, com certeza, o retorno está aqui. Está tudo muito organizado, só elogios”, salienta.
Já para Anderson de Abreu, da Confraria do Opala de Bento Gonçalves, que prestigia o ECAST desde 2011, e neste ano estiveram com dez veículos, a cultura e o espaço são atrativos que levam o grupo a participar anualmente. “Somos sempre bem recebidos, a organização sempre foi boa, e quando temos alguma sugestão ou apontamento, somos ouvidos e atendidos. Santa Tereza está melhor do que antes das catástrofes, foi feita uma recuperação muito breve, a estrutura como um todo está muito boa”, frisa.
O ECAST se consolida como um dos mais importantes encontros de carros antigos da região, reafirmando a vocação de Santa Tereza para receber visitantes com organização e acolhimento.

Consulte a relação de inscritos em Dívida Ativa na Receita do Estado do Rio Grande do Sul.